segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

NOSSAS ORIGENS

O Chá das Relações Públicas da às boas vindas!

Á todas as Relações Públicas que estão a nós visitar, a seguir-nos, á passarem por aqui.Sugiro um CHÁ GELADO COM FRUTAS  




  para apreciarmos durante a nossa primeira conversa  vamos fazer uma viagem no tempo.(UTILIZE O MEIO QUE QUISER PARA FAZER ESSA VIAGEM)
sobre a origem   da nossa profissão.A profissão de RP pode ser estuda desde os tempos primórdios nas sociedade tribais.



A função de RP foi  surgindo pela necessidade de respeito a autoridade de do chefe.

Na Grécia antiga,
 o RP era aquele que promovia a discussão pública e persuadia o seu público através do teatro.




Os Romanos 








contribuíram com a profissão com a introdução de duas palavras do vocabulário de um RP:República( coisa pública ou do público) e  Vox Populi( a voz do povo), após sua queda, surgiu uma escuridão(pela falta de permissão de debates públicos) que perdurou até a Idade Média.



No período da Renascença





surge novamente os debates públicos o que mais tarde no tempo histórico evolui para a “liberdade expressão” e  o livre escambo de idéias contribuíram imensamente. Nos anos de 1600 até 1800 foram marcados pelas lutas de independências, nos qual as RP utilizavam de técnicas como: teatro,impressa, dança.artes,música.. para incentivar a independência das colônias.Além de importantes temas foram discutidos na opinião pública entre os quais: escravidão, Sufrágio feminino, secularismo...




 Com toda essa bagagem surgem os primeiros meios de comunicação. Nos anos de 1865-1900 surgiu uma recessão econômica que atingiu  terrivelmente   a imagem das industriais. Verificou - se consciente da importância de um RP.Com o benefício do público e faz um uso indiscriminado de ''notícias falsas''



Entre1900-1919 surge  de Ivy Lee 



como um pai  da prática de Relações públicas. Contribuíu para o crescimento da profissão, porque iniciou um  a abertura das portas políticas com vista a informar o público. Humanizou  a profissão e percebeu a importância da informação consistente para os setores público e privado.




Em 1917, estabeleceu um Comitê sobre Informação Pública tendo em vista a repercução  mundial.Os americanos apoiaram a entrada do país na Primeira Guerra Mundial.Claramente uso de relações públicas para fins políticos. Ele disse que aquilo que podemos vencer em tempos de guerra também serviu de  incentivo em Tempos de paz. 
 Em1919 á 1929,






Edward  Bernays












Durante este período de pico destaca a figura de  Edward Bernays como o pai teórico da profissão. Escreveu vários livros.A definição das funções e âmbito da mesma e dedicado muito esforço para o reconhecimento a profissão de Relações públicas, ou seja, para melhorar Imagem da profissão. O trabalho de Bernays sublinhou a importância que ele  empenhou a profissão.Dada a necessidade de ouvir a opinião pública e os trabalhos de acordo com os seus públicos e suas necessidades.  Apartir de 1929 á 1941 O relações pública paga grande importância. Depressão é extremamente necessário reivindicar a empresas e explicar  a importância de um RP  e o seu contributo para o sistema econômico. Na Europa relações públicas não crescem com a mesma Intensidade que nos Estados Unidos devido à presença de governos totalitários. Que impediram o desenvolvimento da profissão em nome da disciplina.




Nenhum comentário:

Postar um comentário